Assunto: O mundo dos Games Indie Sex Jun 04, 2010 2:30 am
Jogos caros, cada vez mais caros vêm assolando nossas mentes. Super produções, que muitas vezes impedeem uma brilhante mente de se expressar devido ao grande número de equipe. Então quando jovem você tinha aquela idéia de game revolucionário. Queria passar uma mensagem. Então depois de uma faculdade ardua você consegue se especializar tecnicamente na área. Finalmente chegou o dia: você irá trabalhar naquela média , pequena ou grande empresa de games. Seu trabalho será....
movimentar os cabelos de um personagem.
Acontece que quando poucas pessoas se reunem como o mesmo ideal, sem propósito de dinheiro, pode surgir uma coisa impressionante. Mas, qual é sua definição de impressionante afinal? Uma imagem maravilhosa somada de um som estupendo? Estamos calejados já de aproveitar estas qualidades. Poucas vezes aproveitamos uma quarta qualidade, onde a terceira seria um bom roteiro. Esta quarta equivale ao sexto sentido.
Desta meneira, chegamos aos jogos experimentais, ou indie. Apresento-lhes agora uma série de jogos que têm este potencial, onde algo vaza de seu querer, tentando lhe dizer algo mais, neste caso, a percepção do estranho e bizarro de forma natural. Para uns, soará como um mero joguinho tosco, ou viciante. Mas tentem captar alguma mensagem a mais.
Bright in the Screen Nosso primeiro jogo é uma experiência curta, mas contém algo à prestigiar.
Ele trata da condição do comportamento social humano. Não explicarei muito, ele mesmo fará isto.
World of Goo Este, encontramos no PC ou no Wii, não é um mero flash game, mas uma pequena obra compilada. Suas musicas são maravilhosas, lembra vagamente as músicas abstratas de SH. Sua temática parece infantil, mas não se engane dedmais, apesar dee ser puramente viciante e inovador.
Detalhe para a maravilhosa canção.
Uns falam sobre capitalismo, mas notei algo mais na mensagem do game. Desenvolvido por uma equipe denominada 2DBOY. Sou fan de vocês agora.
Quem jogou ou jogar com certeza se sentira fortemente atrraído pela trilha sonora, por isso além do link pro jogo, deixo o link da OST, esta que é totalmente GRATIS e liberada pelo autor, ao contrário do jogo, que é pagp. Quem curtiu, dê uma força para os rapazes. À venda no Steam.
Aquaria Mais um tapa na cara da indústria, amigos. Aquaria pode parecer um game inocente a lá Little Mermaid, mas depois de algunns minutos vai mais lhe parecer algo bem adulto e com mais uma vez uma mensagem a se descobrir. Uma dica. Todos os jogos anteriores citados tratam dee assuntos da humanidade.
Notem também na capacidade sonora destes jogos, altamente inspiradas, muito mais do que a maioria dos jogos de hoje, apenas mascarados com caras orquestras contratadas.
O jogo também conta com um esquema de composiçção de músicas pra resolver puzzles, uma coisa um pouco mais elaborada que Ocarina of Time.
The Path Este é um pouco conhecido do pessoal da comunidade. The Path é uma releitura de Chapeuzinho Vermelho feito pela Traveler´s Tales para PC.
Para os mais ávidos por algo mais parecido com os games populares, este poderá agradar. A chave do game é a conjunção de percepções abstratas, conjuntos de imagens e sons. Mais uma vez um artifício usado pelo nosso querido jogo da Konami. O jogo é uma interpretação dark do conto dos irmãos Grimm, o jogo foca completamente na experiência, trazendo ao jogador novas “sensações”, por assim dizer. O jogador deve seguir sua percepção e intuição para descobrir o enredo do jogo, que é entregue aos poucos.
Quer saber se o seu PC aguenta este, já que este é mais amostradinho?
» Configuração Mínima OS: Windows XP/Vista Processador: Pentium 4 @ 2 GHz Memória RAM: 1 GB Memória de vídeo: 256 MB* Placa de som: DirectX Compatible DirectX: 9.0c
Braid À primeira vista pode soar como um lindo game desenhado à mão. à seguunda vez pode soar como um jogo ded puzzles inteligentes. Mas é na terceira que percebemos que Braid conta com uma história triste de amor e mais uma vez como o humano pode ser traído pela sua melancolia.
O game também está disponível na Xbox Live e PSN.
O que? Você não achava que o jogo era tão assim? Tente outra vez.
Este é vencedor de vários prêmios na categoria indie, e, rá, você acha que não estão loucos atrás do cara para algum contrrato milionário?
Braid é um dos jogos mais intrigantes e tocantes desta geração. Misturando ação de plataforma, solução de quebra-cabeças e manipulação do tempo – isto e pintura, poesia e literatura, e até mesmo física quântica – este é o tipo de game que não se vê todo dia
Não contente com isto, a apresentação geral parece saída de um sonho: os cenários e personagens que lembram ao movimento impressionista, as músicas estilo folk com arranjos de cordas, o ótimo texto na entrada de cada fase… o tempo poderá parecer tão irrelevante ao jogador quanto ao bravo Tim em busca de sua inalcançável Princesa.
Talvez conhecido da comunidade por todos frequentadores. Mas claro que não deveria ficar de fora. Sim, os anteriores estão neste naipe!
O enredo de Limbo é sobre um garoto que procura sua irmã em um obscuro mundo desconhecido. A aventura promete ser rígida, havendo diversos perigos presentes nos imensos cenários e quebra-cabeças desafiadores.
A obra é marcada por diversas características macabras, atenuadas por gráficos ao estilo preto e branco e pela ausência de músicas em muitos momentos, restando apenas os ruídos de seus próprios passos e do ambiente. O visual só permite identificar silhuetas escuras, assim reforçando a atmosfera de estar em um lugar enigmático.
O game é separado por capítulos compostos por longos estágios sem interrupções, porém uma porção de checkpoints garante que o jogador não precise começar tudo de novo depois de cometer um erro. Muitas falhas serão punidas com horrorosas cenas de morte, e mesmo só sendo vultos não deixam de ser chocantes – como um aracnídeo gigante que perfura com uma pata pontiaguda o peito do menino apavorado ou a cabeça dele ser afastada do corpo por uma lâmina traiçoeira
Limbo é esperado para agosto, sendo uma das grandes promessas de indie game deste ano. A proposta não apenas pretende oferecer um ótimo desafio de plataforma e puzzle como também conta com um design sombrio e criativo para merecer destaque.
Sleep is Death
Trata-se de um jogo experimental, onde não mais e não menos do que 2 pessoas podem jogar. Um jogador simplesmente seguirá a história e o outro irá fazer uma programação dinâmica e rápida que irá definir os próximos segundos da contraparte.E como ser um mestre num RPG de mesa. O lance legal do game é jogar com alguém conhecido, pois o "criador" poderá lançar situações no contexto do jogador, que poderão facilmente ser reconhecidas por este. Um mero exemplo é se você cria uma casa com portas e janelas e esperava que o jogador entrasse pela porta, mas ele diz que irá entrar pela janela, o "criador" deverá estar pronto para realizar os procedimentos. Sim, o jogo é parecido também com um point & click, para podermos ser mais específicos no que se diz respeito a detalhes.